terça-feira, 13 de agosto de 2013

A MATEMÁTICA DO DESFRALDE

Olá! Apareci das profundezas do norte da Espanha (rs), de "férias" e com muita vontade de voltar a escrever no meu cantinho e sobre as minhas meninas.
Faz tempo que queria escrever sobre minha experiencia sobre o desmame e um corre pra cá, um corre pra lá e só agora consegui.

Na verdade nao teve matemática nenhuma (menos mal porque nunca fui muito boa de contas, rs). É sério!

Já fazem 4 meses que estamos desfraldadas! Uhuuuu! Ainda escapa um pipi ou outro a noite, mas tudo controlado e sem estresse.

Na verdade eu que pensava que ia me lascar com o desfralde e graças a Deus foi tudo tranquilo. Vou confessar, foi a segunda tentativa, porque minha primeira foi um fiasco! Durou 2 dias e achei melhor fingir que nunca havia tentado.

Agora que vocês já sabem que existiu uma primeira ...
Vamos para a segunda!
Bora!

Começamos a escolinha em fevereiro e já queria desfraldar a bichinha, ela tinha 2 anos e 4 meses. Quando contei meus propósitos à professora, antes mesmo de me responder ela ja fazia sinais de que "peraí, calma mae". Me explicou que eram muitas mudanças e melhor seria que cada uma acontecesse no seu tempo.No começo pensei que elas nao queriam ter trabalho, afinal de contas sao muitas crianças desfraldando ao mesmo tempo. Enfim, concordei em esperar.

Eu queria que fosse rápido e indolor, conversei com algumas mamaes, li algumas experiências na blogosfera e confesso que aumentou minha dúvida se iniciar ou nao o desfralde. Pois, Laura nao se encaixava em alguns pontos e talvez nao estivesse preparada. Mas, arrisquei e nao queria voltar atrás, a nao ser que Laura reagisse de forma muito negativa, entao pararia.

Ela desde pequena tem muito medo de qualquer barulho e o meu desafio estava em fazer ela perder o medo do barulho da descarga e o medo do vaso sanitário. Ela sempre foi muito medroza, tenho até uma parcela de culpa, pois muitas vezes para evitar que ela se machucasse, eu  exagerava um pouco (rs).
Enfim, lendo sobre o desfralde, vi que muitas crianças dao os primeiros que ja nao querem fralda, mostrando que estao incomodados com o xixi ou com o coco. Laura, pelo contrário, nunca nem aí com o cocozao!

Foi muito bom, foram 2 dias insistindo que era uma delícia fazer xixi e que era divertidíssimo dar tchau para o coco e ela entendeu o recado. Conversei bastante com ela, sempre a chamava para olhar o xixi da mamae, pedia ajuda na hora de apertar o botao da descarga, e ela olhava, olhava e perguntava muiuuuuto, preparem-se!

Pra fazer com que ela se sentasse no penico sem drama, pensei em algo que ela gostasse muito e que eu nao podia dar com frequencia. "Chocolate", aqui tem uns palitinhos de chocolate que ela adora e resolvi tentar e nao é que funcionou! Deixei num lugar bem alto e visível e quando eu percebia algum sinal de que "to apertada", perguntava se ela queria ir ao banheiro e ela numa boa respondia.
A primeira reaçao era um "nao", ainda nao se sentia confiante e quando menos eu esperava, lá estava ela com a perninha aberta fazendo na roupa. 

O lado bom do pipizao na roupa, é que ela viu que era melhor render-se ao peniquinho a ficar molhada. Pelo menos no nosso caso deu certo.
O nosso primeiro xixi no penico foi rápido, no segundo dia de desfralde e quando escutei ela pedindo "mamá, penicooooo". Corri, corri feito doida pra buscar o bendito e quando escutamos o pipizao saindo, foi tao taoooooooo emocionante, tao legal. A mae aqui quase chorou e a carinha de felicidade dela nunca vou esquecer.

Muito bom gente, eu animo à todas mamaes que querem desfraldar e que de alguma forma nao sabem como e nem por onde começar. Aqui tem o primeiro blog que eu li e aqui o segundo. Vale a pena dar uma lida, tem muita informaçao nos blogs maternos. As experiencias das outras mamaes ajudam bastante.

Eu desobedeci um pouco às regras do desfralde, mas cabe a cada uma de nós, estimular, entender e respeitar o tempo dos nossos pequenos. Fazer com calma e com tranquilidade. Nao é fácil, porque ficamos ansiosas para ver os primeiros resultados e as possíveis reaçoes, mas calma ... os resultados chegam e é muito bom!

Agora vou ali, que preciso desmamar :o)
Beijinhos


Obs: Teclado com ortografia em espanhol, sorry!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...